quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Violência, Injustiça e Opressão. Até quando?

                                A INDIGNAÇÃO DO PROFETA HABACUQUE (1-2,3,4)
2 Até quando Senhor, clamarei eu, e tu não escutarás? ou gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?
3 Por que razão me fazes ver a iniqüidade, e a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há também contendas, e o litígio se suscita.
4 Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o perverso cerca o justo,  a justiça é torcida.

Na época do profeta Habacuque, a cidade de Jerusalém e a nação de Judá, estavam entregues a violência, a injustiça e a opressão. E o grande drama do profeta foi perguntar para Deus: Até quando Senhor, clamarei eu, e Tú não escutarás? Ou gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? E ele declara ainda: porque me mostras a iniqüidade e me fazes ver a opressão?
Então no texto podemos verificar que não existia apenas violência, mas injustiça e opressão.(Opressão é quando o forte domina o fraco e o fraco não tem como resistir. É quando o fraco, o pobre não tem vez e não tem voz. Ele é oprimido, achatado e esmagado por aquele que tem mais poder, ou seja, o forte).
Porém mais do que isso. Diz o texto: Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há contendas e o litígio se suscita.
Na época, estas situações de litigio e contendas eram levadas ao tribunal, e sempre o fraco saía perdendo. isto porque o poder judiciário, que tinha a incubencia de fazer cumprir as leis, de aplicar a justiça estava de mãos dadas com as forças de opressão, a ponto de o profeta dizer o seguinte: Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta porque o perverso cerca o justo, a justiça é torcida, e nisto pode se observar que não é a justiça que é torta, mas ela é torcida, desta forma não se podia confiar na justiça. E nos nossos dias não é diferente, muitos tem seus direitos de justiça torcidos e acabam por pagar por um erro que não cometeram ou quando erraram não tiveram a oprotunidade de se repararem com justiça. porém para nós crentes o apostolo Paulo diz em sua carta que em Cristo não somos vencedores, MAS QUE SOMOS MAIS DO QUE VENCEDORES! Amém!
Que a Graça e a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo ilumine nossos caminhos.
Abraços do Ir. Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, pois ficarei agradecido com suas criticas ou sugestões.