terça-feira, 21 de dezembro de 2010

USE A LÍNGUA COM SABEDORIA!

TEXTO DE TIAGO 3-5,6.
5 - Assim também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!
6 - Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chama pelo inferno.

Meus amados, a língua foi posta entre os demais membros e também com a utilidade que tem, talvez é um dos membros de maior valor em nosso corpo, Tiago (3-9) diz que pode servir de benção ou de maldição, Salomão diz em Eclesiastes 5 que não devemos consentir que a nossa boca faça pecar a nossa carne, e eu, vos digo: que tudo depende unicamente de como a usamos.
Não há dúvida de quantos males este pequeno órgão já realizou. Recentemente houve sérios problemas em uma determinada igreja, isto porque não souberam usar a língua.
Tiago diz no verso 6 que a língua é um fogo que destrói. Podemos observar quantos lares já foram desfeitos, quantas amizades já foram arruinadas, quantas igrejas já foram divididas, enfraquecidas, enfim, quanta dor, morte, tristezas e ódio já foi colocado entre irmãos, amigos e familiares, e isto não é um problema novo, é tão velho quanto o pecado, pois foi a língua que colocou o pecado no mundo, mas é um assunto que continua sempre atual e oportuno, pois do bom uso da língua depende, em grande parte, a felicidade do homem e o progresso do Reino de Deus aqui na terra, mas o seu estudo exige de cada um de nós grande humildade e reconhecimento de nossas próprias falhas, pois o nosso Bom Deus nos dotou de superioridade sobre os outros animais, nos dando o raciocícnio de transmitirmos através da fala, ou seja, da língua tudo aquilo que pode abençoar ou amaldiçoar como diz Tiago.
Hoje, em todos os lugares, este dom maravilhoso tem sido mal empregado, tem se falado coisas "sem pensar" e com isso acabamos por magoar e ferir pessoas que amamos e que nos amam e que estão hoje, de alguma forma, se afastando, seja da igreja, seja do trabalho ou até mesmo da nossa casa. Por isso pensemos bem cautelosamente, antes de expormos nosso falar a alguém.
Desejo que o Senhor Jesus Cristo coloque em nosso coração o conselho que deu em Mateus 5-37. Amém!
Recebam um abraço do
Ir. Luiz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, pois ficarei agradecido com suas criticas ou sugestões.