sábado, 15 de janeiro de 2011

A MÚSICA NO LOUVOR E NA ADORAÇÃO A DEUS.


A música sempre teve um papel importante na adoração a Deus, pois diz a Bíblia em Salmos 22-3, que Deus habita no meio dos louvores, então, porque tanta polêmica dentro das igrejas, por causa dos cânticos entoados no louvor e adoração a Deus?
Diz a Bíblia no livro de Jó que há muito tempo atrás, no início da Criação: “Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam.” (Jó 38:7).
Em Nr. 21-17,18, diz a Bíblia que a escavação do poço em Beer foi celebrada com cânticos.
Em Jz. 5-1-31, a Bíblia diz que Débora e Baraque celebraram sua vitória com cânticos.
 Em 1º Sm. 18-6,7, a Bíblia diz que as mulheres de Israel celebraram a vitória de Davi sobre Golias com cânticos.
Em 1º Cr. 23-5, a Bíblia diz que quatro mil levitas louvaram ao Senhor com instrumentos quando Salomão foi levantado rei sobre Israel.
Em 2º Cr. 30-21, a Bíblia diz que: “Os filhos de Israel que se acharam em Jerusalém celebraram a Festa dos Pães Asmos por sete dias, com grande júbilo; e os levitas e os sacerdotes louvaram ao Senhor de dia em dia, com instrumentos que tocaram fortemente em honra ao Senhor”. E o livro de Salmos, está repleto de cânticos de louvor e adoração ao Criador e Deus eterno.
Enfim, é obvio que a música e os cânticos são uma parte vital no louvor e adoração a Deus, pois isto é retratado em toda a Bíblia de Gênesis a Apocalipse. E hoje em dia ainda é assim. A igreja que não tem louvores e não cria este ministério não cresce, fica sem visão, e com certeza o cântico é uma expressão vital, gloriosa e positiva de louvar e adorar ao Criador.
Mas nós temos que ter muito cuidado, porque Satanás usa a música muito bem para alcançar os seus propósitos.  Diz a Bíblia que antes de sua queda, Lúcifer era o chefe dos músicos (veja Ez. 28-13), Lúcifer era o músico mestre. Ele deveria usar este dom para a glória de Deus, mas quando se rebelou contra o Senhor e teve que ser expulso do Céu, ele prostituiu este dom e começou a usá-lo para o mal, ao invés do bem. E ele tem feito isto muito bem dentro de nossas igrejas nos dias de hoje.
Quanto aos instrumentos, a Bíblia diz em Gn. 4-21,22 que foram os descendentes de Caim que inventaram tanto os instrumentos de música como os instrumentos de guerra.
No que diz respeito ao som e tipo de louvor a Bíblia diz em Ex. 32-18,19, que quando Moisés voltou do seu encontro com Deus na montanha, ele descobriu que os filhos de Israel haviam se afastado de Deus e voltado a adorar ídolos. Estavam dançando e cantando ao redor do bezerro de ouro. O som de suas músicas era tão confuso aos ouvidos de Moisés que ele não podia discernir imediatamente o significado daquele som. E nos nossos dias este tipo de música, cheio de confusão, tem a marca registrada de Satanás, pois ele é um enganador. Muitas músicas modernas que estão tocando nas igrejas estão repletas de confusão, pois estão transformando deliberadamente a liturgia do culto e perturbando as pessoas que sentem a verdadeira vontade de adorar a Deus, pois, diferente da música devota, piedosa e que tem um efeito exatamente oposto (ela acalma ao invés de confundir). Talvez ela nos motive, mas nunca faz com que percamos o controle das nossas emoções. Ela nos fortalece, ao invés de nos enfraquecer. Por isso devemos ter cuidado com os louvores que estão tocando por aí afora, pois a Bíblia diz em Dn. 3-5-7, que Nabucodonosor, rei da Babilônia, usava instrumentos musicais de várias espécies para induzir às pessoas a adoração da imagem de ouro que ele havia criado. A Bíblia relata também em Mateus 14-6, que Herodes sucumbiu e caiu em desgraça diante das músicas e das danças sedutoras da filha de Herodias e por conta disso ordenou a morte de João Batista.
Mas para o nosso conforto, a bíblia diz em Ap. 18-22, que a música satanicamente inspirada da Babilônia será finalmente destruída quando a cidade da Babilônia for derribada. O som de sua música não mais será ouvido.
Mas não é por conta disso que vamos deixar de tocar, cantar ou ouvir os louvores que acreditamos agradar a Deus. Pois a Bíblia diz que o Espírito Santo também pode usar a música para a glória de Deus e para a edificação das pessoas.
A Bíblia relata em 1º Sm. 16-23, o poderoso efeito terapêutico que a música ungida tinha sobre Saul, Davi havia sido ungido por Deus. Ele era um músico habilidoso, um compositor dotado e um doce cantor. Quando tocava e cantava sob a unção do Espírito, o espírito maligno se retirava de Saul, o qual passava a se sentir renovado e melhor.
A Bíblia também diz em 2º Rs. 3-11,15,16, que quando Josafá precisou de um profeta numa ocasião de crise nacional, ele chamou Eliseu. O profeta chamou um músico. E a Bíblia diz que, tangendo o tangedor, veio sobre ele (Eliseu) a mão do Senhor. E disse: “Assim diz o Senhor”.
E desta forma, podemos ver que a música inspirada, podia e ainda pode criar uma atmosfera e uma disposição para que o dom de Deus possa ser operado dentro e fora das igrejas. Amém.
Desejo que o Espírito do Senhor possa tocar sobre nós para que possamos aprender que só o Senhor é digno de todo o louvor e de toda ADORAÇÃO.
Abraços forte do 
Ir. Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, pois ficarei agradecido com suas criticas ou sugestões.