quarta-feira, 10 de setembro de 2014

O Plano da Salvação



     Segundo o Evangelho de Mateus (28:19), evangelizar é um ato de obediência ao Senhor. Isto quer dizer que cada seguidor de Jesus deve compartilhar com as pessoas perdidas as Boas Novas da Salvação. Entretanto, quando se fala em evangelizar, logo se busca estudos a respeito do plano da salvação (hoje o mais buscado e ensinado dentro da maioria das igrejas é Romanos ou Caminhos de Romanos), plano este que muitas vezes acaba por complicar a verdadeira intenção do evangelizador e da própria pessoa a ser evangelizada. Isto porque muitos entendem que Romanos 3:23 diz claramente que “todos estão destituídos da gloria de Deus”, neste caso especificamente, o texto grego deduz que até os mais justos entre “todos” estão destituídos da glória de Deus continuamente e, ficando apenas neste texto, não resta salvação para ninguém.

     Por outro lado, se buscarmos o verdadeiro conhecimento da Palavra de Deus, veremos que há um plano da salvação, de forma simples e eficaz, que foi anunciado dentro de uma prisão ou no cárcere onde os discípulos de Jesus estavam aprisionados, conforme veremos a partir de Atos 16:30 que trata da conversão do carcereiro.

     Aproximadamente no ano de 53 depois de Cristo, um carcereiro romano fez ao apóstolo Paulo a pergunta mais importante de sua vida: “o que é necessário que eu faça para me salvar?” A resposta do apóstolo Paulo foi imediata, clara e objetiva: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16:30-31). Na realidade, o plano da salvação é simplesmente assim. Sem muitos rodeios e complicações.

     Outro exemplo foi dado pelo próprio Jesus Cristo, conforme relata o Evangelho de João, quando Nicodemos fez a Jesus uma pergunta similar a do carcereiro (João 3:1-8), ao passo que Jesus lhe respondeu “É necessário nascer de novo”, onde esta expressão anunciada por Jesus, quer dizer que o homem já teve um nascimento natural, entretanto para ser salvo tem que haver um nascimento espiritual, o qual acontece pela fé em Cristo Jesus, ou seja, a base principal é crer em Jesus Cristo, assim como foi orientado ao carcereiro pelo apóstolo Paulo.

Todos são Pecadores

     Voltando a Romanos 3:23, a Bíblia diz que todos são pecadores e destituídos estão da glória de Deus. Isto quer dizer que “todos” são pecadores, na realidade, nascidos desta maneira e por esta razão necessitam ansiosamente de um salvador e este salvador é a pessoa do Senhor Jesus Cristo. De fato, quanto a isto não resta dúvida, pois a Bíblia é clara e categórica quando diz que “todos são pecadores” e isto me inclui, assim como você e o restante de todas as pessoas. Ainda em Romanos 6:23 o apóstolo Paulo diz que “o salário do pecado é a morte”, portanto, isto significa que, a menos que se faça algo para mudar esta terrível situação, todos pereceremos eternamente. Entretanto, Deus não deixaria sua criação perecer desta maneira. Ele nos ama, a cada um de nós e, segundo diz as Escrituras em 2 Pedro 3:9 “É seu desejo que não quer que nenhum de nós pereça, mas sim que todos venham ao arrependimento”. E, por esta razão Deus elaborou um plano excelente para alcançar o seu propósito e assim, resgatar àquele que havia se perdido por conta do pecado que assolava a humanidade.

O que fez Deus a cerca desta situação?

     A Escritura diz claramente em João 3:16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Em outras palavras, Deus ama tanto os pecadores, e isto inclui tanto eu como você, que entregou o seu próprio Filho à morte por nós. O homem como pecador, não pode salvar-se a si mesmo, ou seja, é impossível a salvação do homem como pecador salvar-se por seus próprios méritos. Em consequência desta situação, Deus literalmente se fez homem, veio ao mundo nascido, segundo as Escrituras, de uma virgem chamada Maria e logo depois morreu no Calvário para pagar o preço dos nossos pecados e então nos dar a Redenção eterna. O preço pago foi muito alto, mas graças a Deus que foi pago eternamente por Jesus Cristo, e de acordo com as Escrituras Sagradas em Apocalipse 22:17 diz: “Quem quiser tome de graça da água da vida”.

O que significa crer no Senhor Jesus Cristo?

     Voltando para os escritos acima, onde comentei que a base para a salvação é a fé, ou seja, é necessário crer em Jesus Cristo para se obter a salvação, o apóstolo Paulo diz em Romanos 10:9-10 “Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”. Assim, crer no Senhor Jesus Cristo, é mais do que dar um assentimento mental que ele é o Filho de Deus, e o que ele tem feito, isto é, me refiro ao fato dele ter morrido no Calvário, e, com efeito, tomando o nosso lugar, a fim de que possamos ser salvos. Crer em Jesus Cristo é aceitá-lo e ter somente a ele como seu salvador, fazendo-o como Senhor de sua vida e seguindo-o com todo o seu coração, mente, alma e forças, enquanto viver nesta vida terrena.

Substituição e Identificação

     Como já vimos, o homem está eternamente perdido e impossibilitado para salvar-se. Para que o homem pudesse alcançar esta graça, Deus teve que proporcionar um meio de salvação, pelo qual o homem pecador pudesse ser feito justo, e isto Deus o fez, ao proporcionar a seu próprio Filho, que deu sua vida no Calvário e desta forma pagando o preço terrível que não podíamos jamais pagar. Este preço foi o seu próprio sangue precioso que foi derramado e assim, ele se fez o nosso substituto. Onde isto significa que Jesus Cristo fez para nós, o que não podíamos fazer por nós mesmos, pois havia uma terrível divida de pecado como resultado da condição decaída do homem. Como já dito, refere-se a todos os seres humanos, sem se excluir a ninguém. Sem nenhuma outra maneira de nos salvar, Deus proporcionou um salvador, e ele por sua vontade, assim o fez. E fez simplesmente desta maneira porque nos ama (Jo. 3:16).

     Jesus é o nosso substituto, se nos identificarmos com ele e aceitarmos o que ele fez por nós na cruz do Calvário, seremos salvos. É simples assim! Ele se fez nosso substituto, e isto é à base da nossa identificação com ele, desta maneira, somos nós recompensados com a vida eterna (Rm. 6:23). Se não for por intermédio de Jesus Cristo, o homem jamais poderá ser salvo, pois a Bíblia diz que a salvação vem por fé e não por obras.

Por fé e não por Obras

     Para se obter esta salvação gloriosa e tão maravilhosa, o que se requer, é simplesmente crer em Jesus Cristo, exatamente como disse o apostolo Paulo: ter fé nele! É realmente muito simples, o Senhor o fez assim, para que todos possam ter igualmente a oportunidade de se salvar, imagine que se a salvação viesse por meio de obras e eu ou você não pudéssemos fazer uma grande obra e outra pessoa tivesse muitas condições e então construísse um grande templo, quem você acha que seria salvo? Pois é, aquela que construiu o grande templo. Enquanto que eu e você ficaríamos eternamente condenados.

     Mas o Senhor, com sua infinita sabedoria, nos deu como base principal a nossa fé, ou seja, crer em Jesus Cristo e aceitá-lo como nosso salvador pessoal. Isto é tudo o que Deus requer de nós, crer tão somente. Mas obviamente, crer e ter fé significa como já dito, aceitar o Senhor Jesus Cristo como Senhor e salvador de sua vida e também colocá-lo como prioridade antes de tudo e de todos e é ai que começam a aparecer às dificuldades, pois em primeiro lugar o homem deve reconhecer que é um pecador. Isso inclui a todos (Rm. 3:23) e nesta condição, ele necessita de um salvador. Segundo, entender que há apenas um salvador, um só Senhor e que há apenas um nome (At. 4:12) que pagou o preço por nossos pecados na cruz do Calvário, e essa pessoa é a pessoa do Senhor Jesus Cristo. Clareando para você, se não aceitar a Jesus Cristo, não pode ser salvo.

     No mundo inteiro existem milhões de pessoas que tentam alcançar a sua salvação de muitas maneiras, em vez de aceitar a Cristo, e acabam acrescentando outras coisas em sua vida, além de Cristo. Ou então, tentam chegar a ser salvos, por meio de uma falsa aceitação de Jesus Cristo, mas acabam por perder a fé, quando as dificuldades começam a aparecer.

     Fazer obras de caridade, ajudar a quem está necessitado é sem dúvida, um gesto nobre de amor ao próximo e sobre tudo humano, onde a própria Palavra de Deus aprova, pois, 1 Coríntios 13:13 diz: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o amor”. Entretanto, a Bíblia diz que a salvação é um dom de Deus: “Porque pela graça sois salvo, por meio da fé, e isto não vem de vós, é um dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” Efésios 2:8-9.

     Meu querido e minha querida, você sabe o que isto quer dizer? Quer dizer que a igreja não pode te salvar, o pastor não pode te salvar nem tampouco o batismo em água, nem nenhuma outra coisa pode te salvar, por mais importantes que sejam. Estou dizendo isto, porque milhões pensam que são salvos ao serem batizados em água, ou ao filiar-se a uma igreja, ou por meio do desempenhar boas obras e etc., muito embora estas coisas, por direito próprio, sejam importantes, não tem absolutamente nada haver com o ser salvo. Eu e você somos salvos simplesmente por confiar em Jesus Cristo, justamente como já foi dito em Atos 16:31 “crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e a tua casa”. Isto significa que qualquer pessoa, independentemente de estar frequentando ou não uma igreja pode ser salva, mediante a fé professada em Jesus Cristo. Em outras palavras, poderão existir pessoas salvas em qualquer lugar: na igreja, na esquina de uma rua, ao assistir um programa cristão, ao escutar no rádio uma mensagem da Palavra, ou até mesmo ao ler este artigo, ou sua própria Bíblia.

     Não quero dizer com isto, em hipótese alguma, que você não deva frequentar uma igreja, pelo contrário, ir à igreja irá lhe ajudar e muito, a entender o potencial que a Palavra de Deus pode revelar para a sua verdadeira regeneração cristã. O que estou dizendo, é que não importa o lugar. O que importa para alguém ser salvo em Jesus Cristo, é que creia e confesse o Senhor como seu salvador pessoal. No momento que você confessar ao Senhor Jesus com a sua própria boca, e crer em seu próprio coração, e o fazendo honestamente, nesse mesmo momento e em qualquer lugar que esteja você será salvo. A propósito, quando o carcereiro perguntou ao apóstolo Paulo, “o que é necessário que eu faça para me salvar?”, inclusive, ele mesmo estava no cárcere nesse momento com Paulo e Silas, portanto, longe da igreja. Fazendo um a leitura textual do assunto, toda evidencia indica que ele nesse momento, no cárcere, creu no Senhor Jesus Cristo e foi salvo imediatamente. Veja Atos 16:27-34.

Agora mesmo é o momento para aceitar a Jesus Cristo

     Queridos e amados irmão, diante de todos esses pontos acima, se ainda não entregastes o teu coração a Jesus Cristo, já é hora parta o fazer, e você pode fazer agora mesmo, neste exato momento. Para isto vou te pedir que digas do fundo do seu coração, as seguintes palavras. Também vou te pedir que as digas com todo o teu coração, lembrando que Jesus Cristo nos alertou quanto ao confessá-lo como Senhor e salvador dizendo que “todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus, mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus” Mateus 10:32-33. Se você assim o fizer serás instantaneamente salvo tu e a tua casa, assim como aconteceu com o carcereiro que não teve duvidas quanto a tomar esta decisão.

     Se assim, você desejar, tenha a bondade de dizer em alta voz estas palavras comigo:

“Querido Pai celestial, eu (diga o seu nome), venho a ti hoje como um pecador perdido. Peço-te que salves a minha alma e me purifiques de todo o pecado. Em meu coração compreendo que necessito de salvação e que esta salvação só vem por meio de Jesus Cristo. Aceito a Cristo em meu coração e o que ele fez na cruz para comprar a minha salvação. Em obediência à tua Palavra, eu confesso com a minha boca a Jesus Cristo como Senhor, e creio em meu coração que Deus o ressuscitou dos mortos. A tua Palavra diz em Romanos 10:13 que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Eu creio, Senhor na tua Palavra, por isso estou invocando o teu nome neste momento, como me disseste e creio que agora mesmo EU SOU SALVO!”. Amém.

     Se, sinceramente, dissestes estas palavras que tenho escrito parta ti, e em teu coração creste no Senhor Jesus Cristo, neste momento você é um salvo e teu nome está escrito no Livro da Vida do Cordeiro de Deus.

     Parabéns, e daqui em diante leve estas palavras para outras pessoas e seja um obreiro na Seara do Senhor! Que o nosso Deus e nosso Pai celestial te abençoe grandemente.

     Um forte abraço do

     Ir. Luiz Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, pois ficarei agradecido com suas criticas ou sugestões.