segunda-feira, 15 de julho de 2013

CORRENTES MILENISTAS - III PARTE



                        Pós-Milenismo
Essa corrente defende que, através de missionários, de evangelizações, pregações, etc, o Reino de Deus está se estabelecendo aqui na Terra.
     Resumo da Corrente Pós-Milenista: O pós-milenismo crê que o avanço do evangelho e o crescimento da igreja se acentuarão de forma gradativa, de tal modo que uma proporção cada vez maior da população mundial se tornará cristã. Como conseqüência haverá influencias cristãs significativas na sociedade, esta funcionará mais e mais de acordo com os padrões de Deus e gradualmente virá uma "era milenar" de paz e justiça sobre a terra. Esse "milênio" durará um longo período (não necessariamente de mil anos literais) e, por fim, ao final desse período, Cristo voltará a terra, crentes e incrédulos serão ressuscitados, ocorrerá o juízo final e haverá um novo céu e uma nova terra. Entraremos então no estado eterno.
     Para o Pós-Milenista, o resultado dessas ações será que, Cristo governará nos corações dos homens, sendo isso o reino de Deus, o governo do Senhor nos corações e não na política. Os Pós-Milenistas crêem que todos se converterão, inclusive os judeus, antes da volta de Cristo, em outras palavras, podemos dizer que eles são bem otimistas. O milênio acontece quando os homens em geral entregam suas vidas a Deus, havendo automaticamente paz e justiça sobre a Terra. Afirmam, ainda, que o governo de Deus sobre o coração do homem é um tipo de milênio, usam como base para isso o texto de João 14:16 para mostrar sua suposição. Após todos crerem, virá a parousia, que é a segunda vinda de Cristo, conforme estudado no CETS. Crêem, ainda, que os salvos ultrapassarão em quantidade os perdidos. De acordo com o meu entendimento, devido esse otimismo exagerado, que resulta em uma espécie de universalismo, essa linha escatológica tem aparentemente alcançado mais adeptos nos círculos contemporâneos do que as demais.
       Os Pós-Milenistas não entendem o milênio de forma literal, ou seja, período de mil anos, mas vêem o milênio como um grande período de paz.
Ps. Durante o estudo, observei que há vários tipos de pós-milenismo, havendo diferenças nos detalhes e nas afirmações, entretanto, não vem o caso falar deles neste trabalho.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MILLARD, Erickson. Opções Contemporâneas na Escatologia. Tradução Gordon Chown. São Paulo: Vida Nova, 1986.p.170.
BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. Campinas: Luz para o Caminho 1990. p.711-740.
HOUSE, Wayne. Teologia Cristã em Quadros. Tradução João Bentes e Gordon Chown. São Paulo: PES, 1992.p.233-243.
GILLIS, Christian. Roteiro de Aulas de História da Igreja. 3 ed.2000.p.37-38.
GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática - Edições Vida Nova (estudos visualizados CETS).
TRAVIS, Stephen. Creio na Segunda Vinda de Jesus. Campinas: Luz para o Caminho, 1990.
Bíblia de Estudo Almeida - Revista e Atualizada - SBB.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, pois ficarei agradecido com suas criticas ou sugestões.