domingo, 28 de setembro de 2014

BATISMO NAS ÁGUAS




     Quando ministrava estudos de batismo e discipulado na congregação, uma orientação que gostava de compartilhar com os alunos era a de que o Batismo em Água é um testemunho público perante a Igreja e o mundo. É o sinal legítimo, exterior, da obediência e da vida de quem já é salvo. É também um ato de fé genuína, que precisa ser acompanhada de obras de um salvo, indispensáveis ao bom testemunho cristão. Este batismo deve ser ministrado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, em águas, de acordo com os textos bíblicos seguintes: Atos 8:38-39; Mateus 3:16; João 3:23.

     Continuando com o assunto do Plano da Salvação, deixo uma pergunta: qual é o significado do Batismo em Água?

     Será que não temos feito, ao confessar a Cristo com a nossa boca? Conforme diz Romanos 10:9 “Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo”?; Será que não temos feito tudo o que a Bíblia nos diz que temos que fazer para assegurar a nossa salvação? Há alguma razão pelo qual devamos provar o fato da nossa conversão?

     Na verdade, há vários motivos para o Batismo em Água.

     Em primeiro lugar, quero dizer que Jesus Cristo deu o exemplo para nós ao ser batizado em água. Ele não precisava, mas fez. Ele fez isso para cumprir toda a justiça, conforme relata o evangelista Mateus 3:13-15.

     O Batismo em Água significa a morte e a ressurreição do Senhor Jesus Cristo. Portanto, quando ele foi batizado nas águas, demonstrou o que ele tinha que fazer para obter a nossa salvação.

     Por outro lado, devemos nos batizar em águas, para demonstrar uma proclamação pública de nossa submissão a Deus e a aceitação do Senhor Jesus Cristo, como nosso único salvador.

     O Batismo em Água não nos salva e nem contribui em nada para a nossa salvação, mas é um sinal de obediência e de que já somos salvos e de que desejamos declarar isso ao mundo inteiro. De fato o Batismo em Água, é o grande símbolo de que entregamos o nosso coração e a nossa vida a Jesus Cristo.

     O Batismo em Água também significa que a nossa velha vida foi morta, sepultando tudo aquilo que não agradava ao Senhor Jesus, e que diante deste gesto realizado, nos tornamos uma nova criatura feita agora filhos de Deus. Apesar da Bíblia não relatar que devemos mergulhar nas águas, entendemos que, pelo fato de o Batismo em Água significar morte e ressurreição é necessário que seja feito por imersão, ou seja, deverá ser imersa completamente a pessoa. Fato este que também significa que o velho homem morreu, foi sepultado e ressuscitou em novidade de vida, conforme Romanos 6:4. Agora que já se Batizou nas Águas veja qual é a vontade de Deus para a sua vida.

A Vontade de Deus para a sua Vida

     Agora que você é um filho ou filha de Deus, o Senhor tem uma vontade perfeita para a sua vida. Em outras palavras, você é muito importante no reino de Deus e o Senhor te tratará de acordo ao que isso corresponde.

      Já que deste a ele o teu coração e a tua vida, ele agora ira te abrir o seu reino celestial e te mostrará o seu lugar neste reino, conforme diz João 3:3 “Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. E isso, sem dúvida, é uma das grandes obras do Espírito Santo realizada em teu coração e vida que é efetuar a vontade de Deus em teu ser. Conforme diz Romanos 8:27 “E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos”. Diante do exposto, a ideia é que tua vontade esteja de acordo com a vontade de Deus e que tu venhas a ter uma vida mais satisfeita e mais maravilhosa que alguém possa ter.

     Se permitir que o Espírito Santo tenha o controle de sua vida, ele levará à cabo a vontade de Deus e te ajudará a andar nesta vontade, fazendo tudo aquilo que o Senhor Jesus Cristo quer que faça para seres um verdadeiro servo do Senhor.

     O Senhor tem uma vontade perfeita para a vida de todo crente, e isto quer dizer que ele também tem uma para a tua vida. Aquilo que ele tem prometido para ti, não poderá realizar a ninguém. Por esta razão, é que tu tens de procurar a vontade de Deus, e então descobrirás de forma maravilhosa, que o Espírito Santo faz com  que Jesus seja cada vez mais real em teu coração, e que te trará para o lugar onde Deus deseja que estejas.

     Então, não é maravilhoso ter esta ajuda, e sobre tudo, receber tal instrução e direção, conforme relata a Santa Palavra de Deus: João 16:13-15 “Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras; Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará; Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará”. Amém, amém e amém!

Desejo de todo o meu coração que o Senhor Jesus Cristo continue fazendo morada em tua vida e que o Espírito Santo da Verdade te conduza a uma verdadeira vida de santidade, louvor e adoração.

Aguardo-te no próximo assunto!

Receba um forte abraço do

Ir. Luiz Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, pois ficarei agradecido com suas criticas ou sugestões.