terça-feira, 20 de março de 2012

A CRISTOLOGIA NO PENSAMENTO TEOLOGICO DOS PRIMEIROS CRISTÃOS.


A CRISTOLOGIA NO PENSAMENTO TEOLOGICO DOS PRIMEIROS CRISTÃOS.

Leitura bíblica: Jo. 1:1-5, 1:29-31 – Rm.3:25 e Cl. 1:15-19 e 2:9.

2ª Parte.

ARIANISMO, entendiam que Jesus não era plenamente Deus, os quais  faziam distinção entre Cristo e o Logos como a razão divina, onde Cristo é apresentado como uma criatura pré-temporal, super-humana, a primeira das criaturas, não Deus e, todavia, mais que homem. Atanásio, por sua vez, contestou a Ário e defendeu vigorosamente a posição de que o Filho é consubstancial com o Pai e da mesma essência do Pai, posição esta que foi oficialmente adotada pelo Concilio de Nicéia, em 325. Onde o semi-arianismo propôs uma via media*, declarando que a essência do Filho é semelhante à do Pai.
APOLINARIANISMO, dizia que Jesus não era plenamente humano, e diante disso Apolinário ofereceu uma solução ao problema. Aceitando a concepção tricotomica o homem como consistindo de corpo, alma e espírito, ele tomou a posição de que o Logos assumiu o lugar do espírito (pneuma) no homem, que ele considerava a sede do pecado. Seu principal interesse era assegurar a unidade da pessoa de Cristo, sem sacrificar a sua real divindade; e também resguardar a impecabilidade de Cristo. Mas o fez em detrimento da completa humanidade do Salvador e, conseqüentemente, a sua posição foi explicitamente condenada pelo Concilio de Constantinopla, em 381.
NESTORIANISMO, diz que Jesus não era duas pessoas distintas. Theodoro de Mopsuéstia e Nestório acentuavam a completa humanidade de Cristo e entendiam que a habitação do Logos nele era apenas uma habitação moral, como a que os crentes também gozam, embora não no mesmo grau. Eles viam em Cristo um homem lado a lado com Deus, em aliança com Deus, compartindo o propósito de Deus, mas não unido a Ele numa unidade de vida pessoal única – viam nele um Mediador que consistia de duas pessoas. Em oposição a eles, Cirilo de Alexandria salientava fortemente a unidade da pessoa de Cristo e, na opinião dos seus oponentes, negava as duas naturezas.
 Fonte: Teologia sistemática - Louís Berkhof



* Via media, em latim no original; curso ou caminho intermediário. Nota do tradutor.

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