terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

MAS O JUSTO VIVERÁ PELA SUA FÉ!

TEXTO DE ATOS 3-2 A 9.
2 - E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
3 - O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
4 - E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
5 - E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.
6 - E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
7 - E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.
8 - E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
9 - E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;
Nos dias de hoje, cada um de nós vivemos dia após dia a expectativa do milagre de Deus em nossas vidas. Contudo, a expectativa que vivemos é a do desejo e não a da fé, por esse motivo muitos de nós permanecemos à porta do templo chamada Formosa mendigando migalhas enquanto podemos obter de Deus, pela fé, a cura ou o que mais desejamos.
Vivemos esperando que nossos irmãos nos carreguem todos os dias e nos ponha à porta pra pedirmos esmolas, quando na verdade poderíamos estar andando com nossas próprias pernas em busca do milagre de Deus pela fé que temos, fé esta que é o firme fundamento das coisas que não se vêem, pois a Bíblia diz em Hebreus 11-6 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.
Pela fé, a Bíblia diz que podemos mover montanhas e que pela fé Noé salvou toda a sua família e pela fé vamos à igreja, oramos e recebemos a solução para os nossos problemas, enfim, pela fé acreditamos que o milagre acontecerá, pois Deus encontrará um coração em paz mesmo nas situações mais adversas que pode se encontrar ao nosso redor.
No texto acima, diz que certo dia, um homem coxo, avistando os discípulos de Jesus, provavelmente lhes estende as mãos no desejo de receber algo, não apenas pelo desejo presente em seu coração de receber, mas pela fé no coração dos discípulos. E este homem, com certeza, não esperava ouvir a resposta que Pedro lhes dera, pois este homem esperava receber uma esmola material, Pedro e João, porém lhe deram aquilo que verdadeiramente necessitava.
Vejamos o que Pedro disse: “NÃO TENHO PRATA NEM OURO; MAS O QUE TENHO ISSO TE DOU. EM NOME DE JESUS CRISTO, O NAZARENO, LEVANTA-TE E ANDA!”.
Provavelmente, este homem esperava receber alguma moeda, ou alguma ajuda material, mas a questão é: de que adiantaria a fortuna àquele homem estando naquela situação? Pois é, de nada serviria. Imagino que desde sua infância aquele homem via as outras pessoas andando, crianças correndo, enfim, toda aquela movimentação pra lá e pra cá e seu coração se enchia de expectativa, seus olhos lacrimejavam e ele pensava: Como seria bom poder correr, saltar, pular ou simplesmente fazer aquilo que quase todo mundo faz: andar! Mas essa não era uma expectativa completa, pois se passaram muitos anos até que o desejo do coxo, aliado à fé dos discípulos e à sua, é claro, pudesse realizar este milagre.
Ter fé, para alguns é loucura, mas para mim é acreditar naquilo que Deus pode me dar, pois é através dela que eu alcançarei o milagre que tanto espero. Talvez, pela falta de fé, a princípio, aquele homem passou anos de sua vida à porta do templo esperando que alguém lhe desse uma migalha com a qual pudesse se alimentar. Pois o texto relata que pessoas chegavam e saiam do templo pra fazer suas petições e entregar suas ofertas, mas ele, sequer podia entrar no templo. Isso lhe era negado, mas ele compreendia que as pessoas que entravam no templo tinham algo a lhe oferecer mesmo que fosse uma moeda de pequeno valor.
Ele sabia que poderia receber uma moeda e recebia, pois era isso que ele tinha convicção que receberia. Talvez, ele jamais imaginou que estar ali a porta do templo pudesse lhe trazer algo tão maravilhoso, tão esplêndido que é o ANDAR.
Nos evangelhos de Mateus 7  e Lucas 11, Jesus nos ensina a termos fé, quando nos incita a orar, pois ele diz que se pedirmos receberemos e receberemos tudo aquilo que necessitamos para a nossa sobrevivência neste mundo terreno, é bem verdade que a Bíblia também diz em Tiago 4-3 “ Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”.  
 Ora, diante disso não recebemos mais do que aquilo que temos convicção que Deus pode nos dar. E aquele homem, excluído, desprezado, a margem da sociedade talvez não tivesse mais esperança em sua vida de que alguém pudesse ajudá-lo, e Deus com certeza ouviu suas orações e Pedro e João foram enviados por Deus a fim de fazer aquele homem glorificar o seu nome através desse milagre.
Muitas das vezes, mesmo tendo fé para mover montanhas, não sentimos o milagre em nossas vidas, porque só lembramos de Deus na hora do “aperto”, depois esquecemos que Deus nos libertou.
O texto relata que aquele homem saiu glorificando a Deus e saiu saltando pra dentro do templo, podemos até imaginar a expressão de felicidade nos olhos do ex-coxo pulando, saltando, correndo e glorificando o nome do Senhor. Afinal sua expectativa foi suprida de uma forma extraordinária, ele havia alcançado o seu milagre, ele agora podia andar, ele podia correr, pular e saltar na presença de Deus. Seu sonho de infância, seus anseios, seus desejos suas expectativas haviam se realizado.
Por isso meu caro leitor, jamais se esqueça de agradecer a Deus pela vida que tens, mesmo que não seja do jeito que você quer, mas é assim que Deus nos ensina a sermos verdadeiros servos de Deus, e desta forma viveremos o que o Senhor disse ao profeta Habacuque 2-4b – “MAS O JUSTO VIVERÁ PELA SUA FÉ!”. Amém.
Desejo que o Senhor nosso Deus e Pai Eterno nos abençoe e nos dê toda a sorte de bênçãos celestiais, em nome de Jesus amém.
Abraços do
Ir. Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, pois ficarei agradecido com suas criticas ou sugestões.