sábado, 2 de julho de 2011

DEDICAÇÃO AO TRABALHO DO SENHOR

Texto:
Mateus 20:28 – “Tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.
Êxodo 3:4 – “Vendo o Senhor que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!”.

Servir a Deus traz muitas alegrias, toma tempo e muita das vezes causa discórdias dentro de nosso próprio lar, com nossos familiares não crentes e até mesmo com aqueles descompromissados com a obra de Deus, pois o próprio Jesus disse em Marcos 14:26-27:
26 - “Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo”.
27 - “E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo”.
 Mas o pouco que se dá a ele é multiplicado em muito, porém, nem todo mundo entende essa verdade. Quando a gente chama alguém para um serviço na Igreja, na maioria das vezes a pessoa já vai logo falando que não tem tempo, que tem o marido, os filhos, a escola, ou que está desempregada ou ocupada demais. Enfim, coloca tantos empecilhos que dá até dó de convidar tal pessoa.
As pessoas precisam deixar de pensar que quem serve a Deus deixa de viver e se isola. Nada disso, quando nós servimos a Deus a nossa vida muda, mas para melhor. Além do mais, servir ao Senhor é um ato de humildade, principalmente nos dias de hoje, em que todas as atitudes visam o lucro. O serviço a Deus é graça em abundância e quem serve entende que tudo que se tem vem da misericórdia do Senhor e é mais do que justo retribuirmos tudo aquilo que Deus nos dá em ações que edificam a sua igreja aqui na terra. Não estou dizendo que devemos fazer troca daquilo que Deus nos dá, mas o serviço fiel que prestamos ao Senhor nos mostra a fidelidade dele para conosco, pois enquanto cuidamos das coisas dele, vamos percebendo o cuidado dele para com a nossa família e a nossa vida.
Quando prestamos um serviço voluntário na igreja, seja qual for o serviço, além de gerar muitos benefícios a nós e aos demais, também abre muitas portas para nós no ambiente profissional, familiar e social.
Entretanto, é necessário que quem atenda a opção e o desejo de servir ao Senhor deva vir de coração, não só porque alguém o chamou ou porque toda a família e o grupo de amigos fazem parte da igreja, senão corremos o risco de ficarmos fazendo coisas só para agradar aos outros e não a Deus e visto que só Deus conhece o coração do homem, não cabe a mim (Luiz) dizer se é verdadeiro ou não, porém, se for para servir que seja de coração.
Diante de tudo isso, temos que lembrar que somos humanos e é preciso maturidade para aceitar que ninguém é insubstituível e que outras pessoas poderão realizar aquilo que deixamos ou recusamos fazer, mas esse trabalho não pode ser feito de qualquer forma, usando qualquer estratégia, "atirando" em qualquer direção. Devemos lembrar que o próprio Deus planejou tudo antes de elaborar o seu plano celestial. Ele elaborou o seu propósito e também definiu os recursos, a estratégia e quais foram os passos que iria tomar em relação ao seu trabalho. E hoje na igreja, ela está cheia dos recursos de Deus para o desenvolvimento deste propósito e este recurso somos todos nós: jovens, adultos, crianças e todos os que compõem o rol da Igreja.
Existe muito serviço na Igreja e há espaço para todos os que, de coração, desejam servir com humildade e, se você exerce ou já exerceu algum serviço na Igreja, sabe bem do que estou falando. E se está aí, olhando para o alto, sem fazer nada, converse com o pastor, diácono ou com qualquer irmão da igreja e veja as possibilidades existentes em sua comunidade para que possa servir, pois a obra é grande, porém os operários são poucos disse Jesus.
No texto de Mateus 20:28 acima, Jesus foi categórico, quando disse: "Tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".
Para nós cristãos, servir não é uma questão de opção, não é algo a fazer se houver condição favorável ou tempo disponível e sim doar-se em prol do crescimento do reino de Deus, mesmo que isto venha nos causar, de certo modo, alguns incômodos. Lembre-se que Jesus veio para servir e para dar a sua vida por amor de todos nós pecadores.
No texto de Êxodo mencionado acima, podemos aprender mais um instrumento que o Senhor nos dá para servirmos melhor ao seu reino: A disposição. Além da nossa boa vontade de servir, precisamos ter disposição para servir a obra de Deus, pois as igrejas nunca tiveram tantas pessoas capazes de realizar um trabalho ou uma tarefa, seja ela qual for, pois dificilmente em uma igreja com considerável número de membros deixamos de ter médicos, advogados, professores, teólogos, empresários, jovens talentosos e muitos outros membros capacitados para realizar o trabalho do reino de Deus, porém o que na maioria das vezes falta é apenas o fator DISPOSIÇÃO. Moisés disse: “Eis-me aqui”. Porque não dizer você também? O que tenho percebido nas igrejas de hoje é que falta disposição e compromisso entre muitos, e digo com toda sinceridade: Eu prefiro trabalhar com 5 homens bem dispostos do que com 50 que não tenham disposição. É duro quando uma pessoa sabe fazer algo, mas, decide não fazer, na verdade é um teste para os nervos de qualquer pessoa, pastor ou líder de ministério, ver uma ovelha que sabe fazer se negar a realizar algo para o Senhor.
Moisés ao contrário, quando chamado pelo Senhor, de imediato responde: Eis-me aqui! Deus não quer saber se você sabe fazer algo, ele está disposto a te ensinar algo novo, algo que você aprenda e seja útil no seu reino, mas o que Deus quer saber é se você está disposto como Moisés, ou ocupado demais como Marta para dar ouvidos a ele agora. No livro do profeta Isaías, 6:8 podemos ver o Senhor fazer o mesmo tipo de pergunta ao profeta: "A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim”.
Porém o mais maravilhoso foi à resposta de Deus a Isaías ao ver que ele estava disposto a trabalhar em prol do seu reino, quando Deus disse: "Então disse ele: Vai e dize a este povo!", ou seja, não há tempo a perder, o Senhor nos faz um chamado e quer saber se estamos dispostos e caso a nossa resposta seja sim ele quer nos usar imediatamente, pois o chamado de Deus para a nossa vida e para o seu reino não é pra depois e sim pra agora. Já!
Por isso, não deixe de servir ao Senhor com aquilo que você tem de melhor: a sua disposição e dedicação para realizar as tarefas de sua GRANDE OBRA aqui na terra.
Desejo que o Senhor Jesus Cristo nos abençoe e nos dê disposição para servirmos o seu reino todos os dias de nossas vidas aqui neste mundo carente.
Deus nos abençoe em nome de Jesus. Amém!
Abraços do
Ir. Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, pois ficarei agradecido com suas criticas ou sugestões.