segunda-feira, 4 de abril de 2011

A IMPORTÂNCIA DE SE CONHECER DEUS

Texto Básico:
Oséias 6:3 “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”.

Por mais que o homem busque, pesquise e tente fazer contatos com Deus, não conseguirá conhecê-lo totalmente, pois a mente humana é limitada e Deus é um ser infinito. Somente o Livro dos livros poderá revelar para o homem os mistérios da graça de Jesus Cristo.

O conhecimento do homem para com Deus é limitado por que a Bíblia diz no livro de
1 Co. 13:9,10 “Porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos”.
- “Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado”.

O conhecimento de Deus é parcial para o homem, o homem não tem um conhecimento completo de Deus. Isto porque o homem é carne, e Deus é espírito; o homem é pecador, e Deus é santo, a Bíblia diz no livro de
Rm. 1:19 “Porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou”.
O homem só poderá conhecer o que Deus revelar a ele. Deus só revelou o que o homem pode compreender, pois o pecado impõe limites ao entendimento humano. Alem do mais esse conhecimento ao homem não é possível, porque ele não suportaria, pois a Bíblia diz no livro de
Sl. 139:6 “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir”.
O conhecimento de Deus está além da compreensão humana. É uma ciência muito alta para a compreensão do homem. Deus conhece todos os nossos pensamentos, motivos, desejos e temores. Não há nada que lhe seja oculto.
No texto inicial, vimos que o conhecimento de Deus é um processo gradual, passo a passo, não tem ninguém que tenha estudado todos os cursos e feito doutorado e conheça tudo sobre Deus.
Mais a Bíblia diz que existem fontes que nos direcionam ao caminho certo para conhecer um pouco mais de Deus. Vejamos algumas:
Através da Bíblia Sagrada.
Jo. 5:39 “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.
Por meio dessa fonte, Jesus destacou a importância para o conhecimento de Deus, orientando o povo para que examine as escrituras. O profeta Daniel, por sua vez, também sabia muito bem da importância de estudarmos as Escrituras.
Dn. 9:2 “No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi, pelos livros, que o número de anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos”.
Através da Oração.
Pv. 2:3-5 “E, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, Se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, Então, entenderás o temor do Senhor e acharas o conhecimento de Deus”.
A Bíblia nos orienta que se buscarmos perseveradamente conhecer a Deus por meio da oração, Deus se revelará a nós. Devemos meditar e estudar a Palavra, porém devemos buscar a sabedoria de Deus pela oração.
Através do Espírito Santo.
1 Co. 2:10 “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.
Podemos nos aprofundar no conhecimento de Deus por intermédio do Espírito Santo, pois ele conhece as profundezas de Deus bem mais do que ninguém.
Através de nossas experiências cotidianas.
2 Tm. 3:10,11 “Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longaminidade, amor, perseverança. As minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, - que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor”.
O apostolo Paulo descobriu muitos segredos sobre Deus na escola da tribulação. Mas a nossa alegria é saber que o senhor tem poder para nos livrar de todas elas.
A Bíblia também adverte os que desprezam o conhecimento de Deus.
Os. 4:6 “O meu povo está sendo destruído, porque lhe faltou o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”.
A falta de conhecimento tem destruído o povo de Deus. Não são poucos os crentes que estão sendo destruídos pelos costumes e tradições do mundo, crentes que estão sendo fabricados pelos homens, e não gerados pelo poder de Deus, isto porque não conhecem a palavra de Deus e o que é pior, nem procuram conhecê-la.
O profeta Oséias também nos orienta que quem rejeita o Senhor também é rejeitado por ele, isto porque Deus é santo e, por isso, não pode compactuar com o pecado e com as obras da carne.
Um pouco mais adiante Oséias diz: 4:9 “Por isso, como é o povo, assim é o sacerdote; castigá-lo-ei pelo seu procedimento e lhe darei o pago das suas obras”.
O versículo diz que toda atitude que nós tomarmos na vida terá conseqüências. Naquele grande dia, todos nós, pequenos e grandes, ricos e pobres haveremos de comparecer diante do Senhor para prestarmos contas de nossas atitudes e então, seremos julgados de acordo com os nossos atos.

Para finalizar, eu digo que se buscarmos o conhecimento de Deus, aprenderemos a cultivar o autocontrole, a desfrutar da paz e da graça celestial e estarmos sempre otimistas, alegres e cheios de amor, perdão e se tivermos tudo isso é porque temos a presença de Deus em nossas vidas. Amém!
Que o Senhor possa nos abençoar, com toda sorte de bençãos celestial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, pois ficarei agradecido com suas criticas ou sugestões.