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CRISTOLOGIA NO PENSAMENTO TEOLOGICO DOS PRIMEIROS CRISTÃOS.
Leitura bíblica: Jo. 1:1-5, 1:29-31 – Rm.3:25 e Cl.
1:15-19 e 2:9.
2ª Parte.
ARIANISMO, entendiam que Jesus não era
plenamente Deus, os quais faziam
distinção entre Cristo e o Logos como a razão divina, onde Cristo é apresentado
como uma criatura pré-temporal, super-humana, a primeira das criaturas, não
Deus e, todavia, mais que homem. Atanásio, por sua vez, contestou a Ário e
defendeu vigorosamente a posição de que o Filho é consubstancial com o Pai e da
mesma essência do Pai, posição esta que foi oficialmente adotada pelo Concilio
de Nicéia, em 325. Onde o semi-arianismo propôs uma via media*, declarando que a essência do Filho
é semelhante à do Pai.
APOLINARIANISMO, dizia que Jesus não era
plenamente humano, e diante disso Apolinário ofereceu uma solução ao problema. Aceitando
a concepção tricotomica o homem como consistindo de corpo, alma e espírito, ele
tomou a posição de que o Logos assumiu o lugar do espírito (pneuma) no homem,
que ele considerava a sede do pecado. Seu principal interesse era assegurar a
unidade da pessoa de Cristo, sem sacrificar a sua real divindade; e também
resguardar a impecabilidade de Cristo. Mas o fez em detrimento da completa
humanidade do Salvador e, conseqüentemente, a sua posição foi explicitamente
condenada pelo Concilio de Constantinopla, em 381.
NESTORIANISMO, diz que Jesus não era
duas pessoas distintas. Theodoro de Mopsuéstia e
Nestório acentuavam a completa humanidade de Cristo e entendiam que a habitação
do Logos nele era apenas uma habitação moral, como a que os crentes também
gozam, embora não no mesmo grau. Eles viam em Cristo um homem lado a lado com
Deus, em aliança com Deus, compartindo o propósito de Deus, mas não unido a Ele
numa unidade de vida pessoal única – viam nele um Mediador que consistia de
duas pessoas. Em oposição a eles, Cirilo de Alexandria salientava fortemente a
unidade da pessoa de Cristo e, na opinião dos seus oponentes, negava as duas
naturezas.
Fonte: Teologia sistemática - Louís Berkhof
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