Texto de Mateus 25: 14-29.
“Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem até o que tem lhe será tirado”.
Quando falamos ou pensamos em talento, logo nos vem à mente o texto do evangelho de Mateus 25.14-29, onde a Bíblia narra a parábola de um senhor que saiu para viajar e confiou seus bens a seus servos, distribuindo talentos, conforme a capacidade de cada um deles. Diz a parábola que dois deles multiplicaram os talentos e foram chamados de servos bons e fiéis, mas o terceiro servo enterrou o talento e foi chamado de servo mau e negligente.
E assim como aconteceu com o senhor desta parábola, Deus também nos tem dado talentos, a medida de nossas capacidades, só que nos dias de hoje é no sentido de habilidades para que possamos usar e ser colocados em prática dentro da nossa comunidade, para que de um modo ou de outro, as pessoas possam ser convertidas e fortalecidas por intermédio de nossos talentos. E o mais importante de tudo isso é que Deus dá a cada um de nós diferentes talentos e em diferentes quantidades e conforme a nossa capacidade.
Eu posso até me usar como exemplo disso, pois, Deus me deu habilidades diferentes das que deu pra você, sou motorista de veículo pesado, pode ser que você não seja, e vice-versa. Eu posso ter habilidades parecidas com algumas de outras pessoas, mas elas nunca vão ser exatamente iguais. Por exemplo, duas pessoas que sabem tocar violão, elas têm a mesma habilidade, porém uma toca melhor que a outra. Logo, elas têm habilidades parecidas, mas não são exatamente iguais.
Mas por que eu preciso dizer disso pra você!
É porque as nossas habilidades têm a ver com o nosso chamado para a construção da obra de Deus aqui na terra, pois, se Deus nos deu habilidades diferentes é para que possamos ir a lugares aonde os outros não vão e para fazer coisas que outros não conseguem fazer, por exemplo, você sabe cantar, e eu não sei. Por isso é que a igreja precisa de cada um de vocês!
Amados, lembre-se que em todos os lugares existem pessoas precisando conhecer Jesus e se todos nós soubéssemos fazer as mesmas coisas, estaríamos todos no mesmo lugar, e a igreja, é como uma grande empresa, onde Deus precisa de pessoas tanto na recepção quanto na diretoria, porque quem esta na recepção provavelmente não terá oportunidades para falar do amor de Deus para quem esta na diretoria, mas poderá falar às pessoas que estão sendo recepcionadas, e além do mais, você ser recepcionista, não faz de você uma pessoa menor que um diretor, pelo contrário, se Deus chamou você para estar lá, limpando, cantando ou recepcionando é porque você vai estar no centro da vontade de Deus e você será grandemente abençoado por isso!
Outro ponto muito importante na obra de Deus é a nossa profissão, pois ela é o nosso ministério! Nem todos que estudam Teologia vão ser pastores um dia ou ter um ministério em tempo integral na igreja. Talvez você participe do grupo de louvor, de teatro ou talvez seja líder de um grupo. Mas seu ministério não é só isso, você tem que levar o nome de Jesus além da igreja local. É por isso que nossas habilidades têm a ver com nosso chamado.
Talvez você seja chamado para ser médico e ser usado, em seu consultório para operar milagres em seus pacientes, talvez Deus queira fazer de você um juiz para que possa falar do amor de Jesus às pessoas que estão em contendas, ou para casais que queiram se separar e assim, possa ajudar a restaurar famílias, ou talvez Deus queira que você seja professor, para ter a oportunidade de evangelizar os alunos e outros professores e, assim, mudar a sua escola e até mesmo ganhar os pais de seus alunos para a obra do Senhor. Quem sabe Deus não quer que você seja a voz do grupo de louvor, para fazer, através do louvor cantado por você, um coração amargurado a se converter e ser curado da dureza que este mundo coloca em cada ser. Pois a Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir, e o louvor também acalma os nossos corações e então poderemos sentir a presença de Deus em nossas vidas. É, é isso mesmo, lembra do rei Davi quando estava enfermo, que pedia para os tocadores tocarem louvores? Então? O que você está esperando? Volte logo, e coloque em prática os talentos que Deus lhe deu, pois ele quer o melhor das nossas mãos, da nossa criatividade, mas tem um detalhe, só poderemos fazer isso quando estivermos usando nossas habilidades no lugar certo e para as pessoas certas.
Antes de fazer um curso, nós não temos que pensar apenas na tendência do mercado, temos que perguntar pro Senhor em primeiro lugar, onde ele quer nos usar, ou seja, não queira ser médico ou advogado simplesmente por causa de dinheiro. Somente seja isso se for lá o lugar que Deus quer te usar, Deus precisa de cristãos verdadeiros em todos os lugares da sociedade, é por isso que ele nos deu talentos diferentes e conforme a nossa capacidade. Se você tentar ser aquilo que o Senhor não te criou pra ser, Deus até te abençoa, mas você não alcançará todo o seu potencial e provavelmente se sentirá cansado e talvez até frustrado. O rei Nabucodonosor é um exemplo do querer ser sem a vontade de Deus.
Por fim, descobrir o nosso talento às vezes pode demorar um pouco e precisa de muita oração, mas se nós estivermos realmente preocupados em agradar ao Senhor, devemos procurar saber onde ele quer nos usar. E assim devemos procurar descobrir aquilo que nascemos pra ser e não termos medo de ser, pois o Senhor é conosco todos os dias. Amém!
Desejo que o Senhor possa nos capacitar e nos dar condições de administrarmos, com sabedoria, os talentos que ele nos concedeu, pela sua infinita misericórdia. Amém.
Abraços do
Ir. Luiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário, pois ficarei agradecido com suas criticas ou sugestões.