sexta-feira, 11 de março de 2011

O que é “SERVIR AO SENHOR COM COMPROMISSO?”


Texto de Josué 24-15
“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”.
A Bíblia diz no evangelho de Mateus 6-24 – que “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”.
A Bíblia relata no capitulo 24 do livro de Josué que, quando Josué se aproximava do fim de sua vida, reuniu todas as tribos de Israel e recordou as misericórdias e bênçãos que Deus havia concedido ao povo de Israel e, devido ao tipo de vida que o povo de Israel estava levando, Josué os advertiu dizendo:
“Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR”. Josué 24-14.
Um pouco mais a frente ele diz: “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”. Josué 24-15
Em nossos dias não estamos vivendo diferente, pois estamos sendo advertidos diariamente através da pregação da Palavra de Deus nas igrejas e em todo lugar este mesmo tipo de advertência dada por Josué àquele povo.
Pra ser mais claro e objetivo, estamos sendo orientados a: Temer ao Senhor, servir ao Senhor, deitar fora os deuses do mundo e escolher a quem servir.
Mas afinal o que significa servir ao SENHOR com COMPROMISSO?
Significa que devemos temer ao Senhor e ter reverência e amor por Ele e guardar os Seus mandamentos. Além do mais, devemos servir ao Senhor pela maneira como vivemos os mandamentos que recebemos de Deus, pelo trabalho que fazemos para ajudar a estabelecer o Reino de Deus na Terra e também pela forma como agimos para com o nosso próximo, pois é somente assim que poderemos deitar fora os deuses do mundo e colocar fora de nossa mente os pensamentos impuros para podermos tirar do nosso coração todo sentimento de ódio, toda mágoa e todo ressentimento e é somente desta forma que poderemos tirar de nossas vidas tudo aquilo que possa impedir que o Espírito Santo possa fazer morada em nossas vidas e estar sempre conosco.
É claro que, para algumas pessoas, deitar fora os deuses do mundo pode significar abandonar pequenos hábitos e costumes, para outras, pode significar abandonar grandes pecados que estejam praticando, para outras, pode significar esquecer de acontecimentos tristes em sua vida passada. Enfim, qualquer que seja a situação, em cada um de nós, existe o poder do Espírito Santo para mudar nossa vida, para mudar a forma como pensamos, para transformar os sentimentos ruins que temos em nosso coração, para mudar a forma como estamos agindo. Pois é somente Jesus Cristo que nos dará esse poder e irá nos ajudar. Pois Ele só quer que tenhamos fé Nele, sigamos o seu exemplo e obedeçamos aos seus mandamentos.
Quando amamos a Deus, quando servimos ao Senhor com sinceridade e verdade, e quando abandonamos as coisas deste mundo, quando amamos mais ao próximo e menos as coisas materiais aí sim nos tornamos verdadeiros seguidores de Cristo e então poderemos dizer que estamos SERVINDO AO SENHOR COM COMPROMISSO.
É provável que muitas vezes em nossa vida, poderá ter acontecido o que aconteceu com o povo de Israel, ficamos em dúvida e nos perguntar: Será que vale apena servir ao Senhor?
Eu digo que sim! E a Bíblia diz em Mateus 7-24, 25, 26 e 27
24 - “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha”.
25 - “E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha”.
26 - “E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia”.
27 - “E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda”.
Viu? Há meu caro leitor, servir a Cristo não tem por objetivo prover uma saída, um escape para as nossas duras realidades da vida e sim sofrermos mais ainda nesta vida por amor de Cristo para sermos recompensados na vida eterna. É isso mesmo, pois foi o próprio Jesus Cristo quem disse isso, a Bíblia diz em Mateus 10 - 35 – “Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra”.
A Bíblia também diz em Marcos 8 - 35 – “Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará”.
A Bíblia também diz em Eclesiastes 9-2 que – “Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento”.
Esclarecendo os fatos: as chuvas caíram, transbordaram os rios e os ventos sopraram com força não só contra a casa que estava edificada sobre a areia, mas também contra a outra, que havia sido construída sobre a rocha. Quer dizer que, tanto a pessoa que serve ao Senhor, como a pessoa que o menospreza, vive no mundo onde operam as mesmas leis da natureza, como está acontecendo hoje em dia no Japão e em vários outros lugares do mundo e a Bíblia deixa claro que são muitas as coisas que sobrevêm tanto ao que é santo, como ao que é pecador, ou seja, doenças, mortes, catástrofes, acidentes, etc., porém tudo isso, prosperidade ou pobreza, não são provas de que se está levando ou não uma vida cristã, nem o sofrimento físico não é evidência da iniqüidade nem constitui um castigo ao pecado, pois Jesus disse em João 16 - 33 – “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
Isso quer dizer que o Evangelho de Jesus Cristo não nos promete que haveremos de escapar das tribulações, mas que, nos torna forte espiritualmente, de modo a aceitarmos as adversidades com fé renovada e sem temor quando elas vierem.
A pessoa que pode viver desta forma, com fé, com amor, com compromisso, com dedicação, com reverência e obediência as leis de Deus é uma pessoa feliz e a recompensa por seguir ao Senhor é imensamente grande, pois é a vida eterna, foi Jesus quem prometeu: "Na verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus, que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna” (Lc.18-29,30).
Para finalizar quero deixar duas perguntas:
1 - Durante esta vida, estamos edificando a nossa morada para a eternidade, sobre a rocha do Evangelho de Jesus Cristo?
2 - Ou estamos edificando nossa morada sobre as areias das falsidades do mundo?
Uma coisa eu sei, é que a todo o momento teremos que escolher a quem servir, pois fomos colocados nesta Terra para sermos provados e testados e não poderemos ao mesmo tempo escolher servir a Deus e ao mundo.
Mas se quisermos seguir ao Senhor, com COMPROMISSO deveremos guardar seus mandamentos e seguir os ensinamentos do profeta Josué:
"Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; porém EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR”. Amém.
Desejo que o Senhor nosso Deus e Pai celestial nos dê toda a capacidade como verdadeiros obreiros na sua obra afim de que possamos dizer: estamos “SERVINDO AO SENHOR COM COMPROMISSO”.
Abraços do
Ir. Luiz

sábado, 5 de março de 2011

QUAL É A SUA TITULARIDADE?

Olá, irmãos, depois de muita correria, trabalhos, estudos, corre pra cá, corre pra lá, encontrei um pouquinho de tempo para escrever este devocional, pois estamos vivendo o tempo do cumprimento da promessa, tempo em que devemos ter cuidado para não cairmos nas ciladas do diabo, por conta da cobiça do nosso coração e da posição social em que o diabo quer nos colocar. E para isso, escolhi um texto que mexe com o interesse de muita gente que quer ser (como diz um velho adágio popular) o que a folhinha não marca.  Veja o texto:


Texto de I Coríntios 12-29 e 30.

29 – “Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres?”.
30 – “Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos?”.

È muito comum assistirmos um programa evangélico ou até mesmo irmos à igreja e nos depararmos com alguém se intitulando de APÓSTOLO, PROFETA, MESTRE, OPERADORES DE MILAGRES, BISPO e PASTOR, uma verdadeira confusão de “TITULARIDADE” dentro das igrejas locais, onde este último já está quase sendo eliminado por conta de que ninguém quer ser inferior aos demais, pois é um titulo que lida diretamente com os Cuidados do Rebanho do Senhor, ou seja, de muito pouco valor para os demais já citado. Títulos que estão tomando conta da mentalidade de muitos “pregadores da palavra” que fazem uso de tais títulos. Onde muitos querem ser superiores uns aos outros, onde muitos estão deixando de lado a importante orientação dada pelo Senhor Jesus cristo em Lucas 22-26 que diz: “Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve”.
Neste texto Jesus deixa claro que o maior deve se tornar o menor para poder alcançar o Reino de Deus, se colocando Ele mesmo como exemplo (veja o verso 27), para que nós, simples mortais, possamos nos tornar humildes e alcançarmos o alvo que é Cristo, como disse Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus.
Mas voltando ao assunto de TITULARIDADE, a bíblia diz em 2 Timóteo 2-20 – “Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra”.
O que muito tem se observado é que tem muita gente anda por aí se intitulando isto ou aquilo para se dar bem nesta vida e tirar proveito dos menos favorecidos e porque não dizer dos desesperançados e com isso acaba por se cumprir o que o Mestre Jesus cristo disse em Mateus: 24 – 24,25 e 26 que diz:
24 - “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígio para enganar, se possível, os próprios eleitos”.
25 - “Vede que vo-lo tenho dito”.
26 - “Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto! não saias. Ou: Ei-lo no interior da casa! não acrediteis”.
Ora, irmãos, o próprio Jesus Cristo disse que quando Ele vier todo olho o verá vindo na sua glória, e surgirá como o relâmpago que sai do oriente até o ocidente, portanto seja observador da Palavra de Deus que diz que temos que ser simples como as pombas, mas sagaz como as serpentes, além do mais a Bíblia diz no livro do profeta Oséias que o povo está sendo destruído por falta de conhecimento, em Atos diz que temos que ser como os bereanos, em João 5-39 a Bíblia diz que devemos examinar as Escrituras, em Mateus 22-29 a Bíblia diz que erramos por não conhecermos as Escrituras, enfim, como se pode observar a Bíblia está cheia de orientações aos crentes para que não caiam nessa “ONDA DE TITULARIDADE”, pois Deus não se importa com titulo ou posição social, mas sim com aquilo em que o coração sente, pois lembre-se que o próprio Jesus Cristo disse: este povo honra-me com o lábios, porém o seu coração está longe de me adorar, além do mais a Bíblia diz em 1 Samuel 16-7 que o Senhor não atenta para a nossa aparência, nem para a nossa grandeza e sim para o nosso coração.
Assim irmãos, estejamos trabalhando fielmente e porque não dizer firmemente para mantermos o nosso tão importante titulo que o senhor Jesus Cristo nos deu através da sua morte na cruz, titulo este que ninguém poderá nos tomar, como a Bíblia cita no evangelho de João 10-28 que diz: “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão”.
Eu não tenho dúvida, irmãos, que esta promessa é o maior e o melhor titulo que o crente, o verdadeiro cristão pode ter, pois é o titulo da SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS NOSSO SENHOR, amém.
Desejo que o Senhor Jesus Cristo possa nos transformar em verdadeiros servos de Deus, para que possamos continuar merecedores deste titulo que se chama: SALVOS EM CRISTO JESUS!
Recebam todos um forte abraço do
Ir. Luiz.