domingo, 6 de fevereiro de 2011

POR QUE DEVEMOS IR À IGREJA?

Assim como nosso corpo precisa funcionar bem para termos saúde, assim também nossa fé precisa estar bem para termos saúde espiritual, e um dos sintomas de que nossa fé não está bem é quando não queremos ir à igreja. Isto pode acontecer por vários motivos, tais como:
PECADO - a pessoa pensa que é tão pecadora que não é digna de estar com os cristãos.
Bem, se este é o motivo isto não deveria acontecer, porque a igreja é, em primeiro lugar, o local de reunião de pessoas pecadoras, que reconhecem isto, e que carecem do amor, da graça e da misericórdia de Deus. Veja o que a Bíblia diz em Romanos 3-23 “Porque todos pecaram e carecem da glória de Deus”. Sendo assim, os cristãos não são pessoas perfeitas e que não cometem mais pecados. São pessoas que buscam a sua salvação e esta salvação é exclusivamente alcançada através do Senhor Jesus Cristo. Portanto, a igreja é formada por pecadores, mas que são conscientes de que precisam de Deus em suas vidas.
CONHECIMENTO DA BÍBLIA – Muitas pessoas pensam que lendo a Bíblia em casa e fazendo suas orações não necessitam ir à igreja, pois já têm sua fé e isto basta. Por um lado isto é verdade. A Bíblia nos deixa claro que para ter fé é necessário crer. Pois a Bíblia diz em Romanos 10-9 “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”. Mas seria bom nos perguntar: Será que é isto que Deus quer de nós? Será que Deus quer apenas que tenhamos fé? Veja o que diz a Bíblia em Thiago 2-14 “Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?” Isto quer dizer que Deus não quer que tenhamos apenas fé. Além do mais, a Bíblia diz que o desejo maior de Deus é que todos possam ser "maduros na fé" e que todos nós possamos buscar igualar nosso caráter ao caráter de Cristo, veja o que o apostolo Paulo escreveu em Efésios 4 -13 e 14
13 - "Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo”.
 14 – “Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo o vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro”.
 Este texto nos ensina duas grandes verdades. A primeira é que o desejo de Deus é que, além de termos fé, nós possamos buscar ser igual ao caráter de Jesus Cristo. E o segundo ponto é que busquemos ser "adultos em nossa fé", o que significa que o "adulto na fé" sabe qual é a vontade de Cristo para a sua vida e o que Deus quer de cada um de nós.
O que a igreja tem a ver com a minha vida? - A resposta é bem simples: a Igreja nos ajuda a nos tornarmos “adultos em nossa fé”, pois é na igreja que ouvimos a Palavra de Deus através de outras pessoas e a Bíblia diz que "A fé vem pelo ouvir” a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Deus que é pregada na Igreja, além do mais é na Igreja que temos os cultos, estudos bíblicos, escola dominical, grupos de jovens, reunião de senhoras, e principalmente, a comunhão com os irmãos. Tudo isso são formas de se ouvir a Palavra de Deus. E esta Palavra nos estimula a refletirmos sobre a nossa própria fé e a fortalecê-la, pois ao lermos a Bíblia em casa, facilmente podemos selecionar aquilo que nos agrada e aquilo em que queremos crer. Mas quando ouvimos a Palavra de Deus na Igreja ou através de outras pessoas, Deus nos fala aquilo que precisamos ouvir para nosso crescimento espiritual.
A igreja também é parte da nossa família - A Bíblia diz em Romanos 8-29 “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem à imagem de seu Filho, afim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. Também a Bíblia diz em Salmos 133-1 “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!”. Pois a partir do momento que aceitamos Jesus Cristo em nossa vida como nosso Senhor e Salvador, nos tornamos Filhos de Deus. Veja o que a Bíblia diz em João 1-12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”. E se a Bíblia diz que somos filhos de Deus, logo somos irmãos mais novos de Jesus Cristo, tendo Deus como mesmo pai. Portanto agora fazemos parte de uma mesma família e esta família é a Igreja, pois da mesma forma que nossos pais ficam felizes em nos ver, a igreja também se alegra em nos receber e Deus que é o nosso Pai Supremo também se alegra em ver que seus filhos se dão bem e se reúnem para ouvir a sua Palavra na sua casa.
Comunhão - É na igreja que temos o privilégio de vivermos como pessoas que compartilham da mesma fé, antecipando, com isso, a comunhão que teremos no céu junto com Deus. E neste convívio nosso caráter é aperfeiçoado para juntos exercitarmos o amor de Deus que é necessário tanto para abençoar, como para sermos abençoados.
Veja o que a Bíblia diz em Tiago 5-16 “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica de um justo”. Na igreja podemos orar uns pelos outros e também recebermos oração por nós em um espírito fraterno de intercessão em comunhão e nesta comunhão devemos servir uns aos outros como a Bíblia diz em 1 Pedro 4-10 “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”.
 Isto quer dizer que, aquele que não se dispõe a ajudar a seu irmão nada compreendeu a respeito da fé e do amor ao próximo. Quando fazemos isto em grupo, ou seja, na igreja, temos muito mais força e eficiência. É na igreja que desenvolvemos nossas habilidades e dons para servir uns aos outros.
 Por fim, como podemos verificar na Bíblia, ela nos dá muitos motivos para freqüentarmos a igreja, pois se não fizermos isto, o maior prejudicado seremos nós mesmos que estaremos deixando de compartilhar as bênçãos que Deus tem reservado para cada um de nós. Afinal de contas, Deus já nos deu estes presentes, mas somente cada um de nós poderá receber se for buscá-los pessoalmente.
Então, não perca tempo, venha se juntar aos irmãos na fé para crescer espiritualmente, com o objetivo de se aperfeiçoar na fé e viver de acordo com o propósito de Deus!
Desejo que o Senhor Deus Eterno em nome de Jesus Cristo nos abençoe com toda sorte de bênçãos espirituais e que cada um de nós possamos buscar o verdadeiro conhecimento de sua Santa Palavra. Amém!
Abraços do
Ir. Luiz.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

MAS O JUSTO VIVERÁ PELA SUA FÉ!

TEXTO DE ATOS 3-2 A 9.
2 - E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
3 - O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
4 - E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
5 - E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.
6 - E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
7 - E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.
8 - E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
9 - E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;
Nos dias de hoje, cada um de nós vivemos dia após dia a expectativa do milagre de Deus em nossas vidas. Contudo, a expectativa que vivemos é a do desejo e não a da fé, por esse motivo muitos de nós permanecemos à porta do templo chamada Formosa mendigando migalhas enquanto podemos obter de Deus, pela fé, a cura ou o que mais desejamos.
Vivemos esperando que nossos irmãos nos carreguem todos os dias e nos ponha à porta pra pedirmos esmolas, quando na verdade poderíamos estar andando com nossas próprias pernas em busca do milagre de Deus pela fé que temos, fé esta que é o firme fundamento das coisas que não se vêem, pois a Bíblia diz em Hebreus 11-6 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.
Pela fé, a Bíblia diz que podemos mover montanhas e que pela fé Noé salvou toda a sua família e pela fé vamos à igreja, oramos e recebemos a solução para os nossos problemas, enfim, pela fé acreditamos que o milagre acontecerá, pois Deus encontrará um coração em paz mesmo nas situações mais adversas que pode se encontrar ao nosso redor.
No texto acima, diz que certo dia, um homem coxo, avistando os discípulos de Jesus, provavelmente lhes estende as mãos no desejo de receber algo, não apenas pelo desejo presente em seu coração de receber, mas pela fé no coração dos discípulos. E este homem, com certeza, não esperava ouvir a resposta que Pedro lhes dera, pois este homem esperava receber uma esmola material, Pedro e João, porém lhe deram aquilo que verdadeiramente necessitava.
Vejamos o que Pedro disse: “NÃO TENHO PRATA NEM OURO; MAS O QUE TENHO ISSO TE DOU. EM NOME DE JESUS CRISTO, O NAZARENO, LEVANTA-TE E ANDA!”.
Provavelmente, este homem esperava receber alguma moeda, ou alguma ajuda material, mas a questão é: de que adiantaria a fortuna àquele homem estando naquela situação? Pois é, de nada serviria. Imagino que desde sua infância aquele homem via as outras pessoas andando, crianças correndo, enfim, toda aquela movimentação pra lá e pra cá e seu coração se enchia de expectativa, seus olhos lacrimejavam e ele pensava: Como seria bom poder correr, saltar, pular ou simplesmente fazer aquilo que quase todo mundo faz: andar! Mas essa não era uma expectativa completa, pois se passaram muitos anos até que o desejo do coxo, aliado à fé dos discípulos e à sua, é claro, pudesse realizar este milagre.
Ter fé, para alguns é loucura, mas para mim é acreditar naquilo que Deus pode me dar, pois é através dela que eu alcançarei o milagre que tanto espero. Talvez, pela falta de fé, a princípio, aquele homem passou anos de sua vida à porta do templo esperando que alguém lhe desse uma migalha com a qual pudesse se alimentar. Pois o texto relata que pessoas chegavam e saiam do templo pra fazer suas petições e entregar suas ofertas, mas ele, sequer podia entrar no templo. Isso lhe era negado, mas ele compreendia que as pessoas que entravam no templo tinham algo a lhe oferecer mesmo que fosse uma moeda de pequeno valor.
Ele sabia que poderia receber uma moeda e recebia, pois era isso que ele tinha convicção que receberia. Talvez, ele jamais imaginou que estar ali a porta do templo pudesse lhe trazer algo tão maravilhoso, tão esplêndido que é o ANDAR.
Nos evangelhos de Mateus 7  e Lucas 11, Jesus nos ensina a termos fé, quando nos incita a orar, pois ele diz que se pedirmos receberemos e receberemos tudo aquilo que necessitamos para a nossa sobrevivência neste mundo terreno, é bem verdade que a Bíblia também diz em Tiago 4-3 “ Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”.  
 Ora, diante disso não recebemos mais do que aquilo que temos convicção que Deus pode nos dar. E aquele homem, excluído, desprezado, a margem da sociedade talvez não tivesse mais esperança em sua vida de que alguém pudesse ajudá-lo, e Deus com certeza ouviu suas orações e Pedro e João foram enviados por Deus a fim de fazer aquele homem glorificar o seu nome através desse milagre.
Muitas das vezes, mesmo tendo fé para mover montanhas, não sentimos o milagre em nossas vidas, porque só lembramos de Deus na hora do “aperto”, depois esquecemos que Deus nos libertou.
O texto relata que aquele homem saiu glorificando a Deus e saiu saltando pra dentro do templo, podemos até imaginar a expressão de felicidade nos olhos do ex-coxo pulando, saltando, correndo e glorificando o nome do Senhor. Afinal sua expectativa foi suprida de uma forma extraordinária, ele havia alcançado o seu milagre, ele agora podia andar, ele podia correr, pular e saltar na presença de Deus. Seu sonho de infância, seus anseios, seus desejos suas expectativas haviam se realizado.
Por isso meu caro leitor, jamais se esqueça de agradecer a Deus pela vida que tens, mesmo que não seja do jeito que você quer, mas é assim que Deus nos ensina a sermos verdadeiros servos de Deus, e desta forma viveremos o que o Senhor disse ao profeta Habacuque 2-4b – “MAS O JUSTO VIVERÁ PELA SUA FÉ!”. Amém.
Desejo que o Senhor nosso Deus e Pai Eterno nos abençoe e nos dê toda a sorte de bênçãos celestiais, em nome de Jesus amém.
Abraços do
Ir. Luiz.