quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

VOCÊ É GRANDE OU PEQUENO?

VOCÊ É GRANDE OU PEQUENO?
Texto de Mateus: 13-14, 15.
14 – De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis.
15 - Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados.
Quando Jesus contou esta parábola, os discípulos não entenderam, não porque fosse difícil de entender, mas por conta da falta de visão espiritual que havia, e isto, ou seja, esta falta de visão é o que nos torna muitas das vezes “pequenos” para enxergarmos, ou melhor, dizendo, para interpretarmos melhor os textos bíblicos.
Recentemente eu li um pequeno livreto escrito pelo Pr. Jorge Linhares, intitulado: Quem é você? Águia ou Galinha? (Ed. Getsêmani), e um dos textos que me chamou mais a atenção foi capitulo 1, onde o autor descreve sobre a miopia espiritual ou visão tacanha (pequena).
Daí em diante, entendi que o tamanho da nossa visão para com Deus e suas obras, é o que nos torna “grandes ou pequenos” no reino de Deus. Na parábola Jesus disse: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis. Muitas vezes ouvimos perfeitamente, mas não conseguimos entender aquilo que ouvimos, deixando de lado aquilo que realmente importa para nós cristãos, e por conta da dureza de nossos corações acabamos por nos tornar “CEGOS ESPIRITUALMENTE” com isso acabamos nos colocando diante do que Jesus falou: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis. e como resultado, acabamos por nos distanciar da Bíblia, da obra de Deus e conseqüentemente da salvação eterna.
No livro do profeta Isaías 55-6 diz: Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Quando clamamos ao senhor, de todo o nosso coração, Deus nos ouve e nos atende, pois foi ele mesmo quem disse isso: Isaías 59:1-EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.
No verso 15 Jesus disse: Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados. Há um adágio popular que diz: “o que os olhos não vêem o coração não sente”. Não resta dúvida, que quando Jesus citou este texto, ele tinha conhecimento profundo do coração do homem, e desta forma apenas se cumpriu o que o profeta Isaías já havia dito antes (Is. 6-9, 10).
Nos dias de hoje, ainda não é diferente, o homem continua com um coração de pedra no lugar de um coração de carne, continua não dando importância à palavra de Deus e continuam fechando os olhos para o verdadeiro caminho da salvação: Jesus Cristo.
Mas Deus pela sua infinita misericórdia continua dizendo: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
E desta forma aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça, e abra a porta de seu coração e se converta ao Senhor que é misericordioso e grande em perdoar.
Assim, que, quando ouvirmos com os ouvidos e entendermos com o coração saberemos qual é realmente o nosso tamanho, ou o que somos: Águia ou Galinha.
Desejo que o nosso Deus e nosso Senhor Jesus Cristo nos abençoe e nos proteja neste ano que se aproxima e que cada um tenha a fé necessária para enxergar com os olhos do CORAÇÃO. Amém.
Recebam todos um forte abraço do
Ir. Luiz.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O MAIOR PROBLEMA NAS IGREJAS.

A TRADIÇÃO, A HIPÓCRISIA E O LEGALISMO EM NOSSOS DIAS NAS IGREJAS.
Texto de Mc. 7-6, 7,8 e 9.

6 - E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim;
7 - Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
8 - Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
9 - E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.

Hoje, em nossas igrejas, muito se canta, dança, ora, louva e muito se chora no intuito de adorar a Deus, porém diante de tudo isso pode se observar que há no meio evangélico, principalmente nos nossos pastores e lideres que na maioria das vezes há apenas uma adoração criada e repassada aos fiéis dentro daquilo que foi ensinado e aprendido dentro das salas de ensino teológico.
No texto acima, pode se observar que o Mestre Jesus Cristo censurou os fariseus por fazerem usos apenas de suas tradições e preceitos criados pelo homem, deixando de lado, para se mostrarem como “doutores da lei”, a verdadeira adoração que brota do coração.
No verso seis Jesus disse: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim. Nos dias de hoje, o homem, diante de Deus ora, canta e louva, mas o seu coração não está em Deus, nem na sua palavra, o homem age como se a Bíblia, Deus e seus padrões sagrados não fossem obrigatórios, em vez de adorar a Deus e a sua Santa Palavra, passa o seu tempo em formalidades, legalismo e tradições religiosas criadas e ensinadas por seus professores dentro de salas de aula, onde muitos só buscam benefícios próprios, com isso, acabam criando barreiras para  o crescimento do reino de Deus como disse o Senhor Jesus Cristo em Lc. 11-52.
Nos versos sete e oito Jesus disse:
7 - Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
8 - Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
Hoje o povo exalta, canta e louva a Deus com os lábios, mas não lhe tem o mínimo de amor e respeito pelos seus ensinamentos. Terminado o culto, voltam aos prazeres da vida mundana, para sua satisfação pessoal, e o que é pior ainda, tenho visto pastores e lideres nas igrejas que estão trazendo esses prazeres pessoais para dentro das igrejas e para o horário do culto como forma de adoração, desta forma negam os mandamentos de Deus e guardam a tradição dos homens.
No verso nove diz: E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.
A hipocrisia e a falta de entendimento correto à Bíblia têm distorcido o verdadeiro sentido da palavra de Deus, onde nossos pastores e lideres vão colocando “devagarzinho” bem “Jeitosamente” dentro das igrejas a palavra de Deus distorcida do verdadeiro caráter divino, ensinando doutrinas de homens, vão abandonando o genuíno amor de Deus. Porém, neste tempo da graça continuamos sujeitos à disciplina e a obediência à Lei de Cristo e a sua palavra, pois qualquer motivo que não esteja dentro e de acordo com a Bíblia para se cumprir regras e mandamentos e que não parta de uma fé viva em Jesus Cristo, no Espírito Santo e na vontade soberana de Deus acaba por se tornar TRADIÇÃO, HIPÓCRISIA E LEGALISMO.
O meu mais profundo desejo é que Jesus Cristo possa moldar você com a sua fiel promessa da salvação.
Abraços do
Ir. Luiz.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O AMOR DE DEUS É INCONDICIONAL

"DEUS É AMOR"
O AMOR INCONDICIONAL DO CRIADOR
Em 1 Jo. 4-8 diz: Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Apesar disto, o diabo em sua rebelião negou este traço do caráter de Deus e O acusou de injusto, argumentando que exigir fidelidade e obediência à lei de Deus era falta de amor. Quando finalmente conseguiu que o ser humano vivesse à margem da lei, ou seja, que vivesse em pecado, pois a Bíblia diz em 1 Jo. 3-4: todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei, e, pelo pecado entrasse a dor e finalmente a morte (Rm. 5-12), desta forma, conseguiu que Deus fosse acusado de injusto por não acabar com tudo isto. Porém, na cruz, Deus exibiu sua justiça e sua misericórdia. Foi tão justo que não pôde tolerar o pecado, pelo que castigou em Cristo, nosso substituto.
Em Isaías 53-6 diz: Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele à iniqüidade de nós todos, ao mesmo tempo a Bíblia diz em João 3-16: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
E mesmo com tudo isso, Satanás continua infiltrando calúnias contra o caráter de Deus. "Se é bom - dizem alguns - por que castiga e destrói?" "Se é justo - dizem outros - por que permite que o pecado continue?"
Mas a Bíblia esclarece ambos os pontos dizendo em 2 Pedro 3-9: Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para com vosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento, Ao mesmo tempo a Bíblia diz em Apocalipse 3-19: Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.
E, finalmente, esgotados os recursos que conduzem ao arrependimento, em um ato de misericórdia, e por amor de sua justiça, Deus terá de fazer sua "obra estranha" como diz em Isaías 28-21: Porque o Senhor se levantará, como no monte Perazim, e se irará, como no vale de Gibeão, para realizar a sua obra, a sua obra estranha, e para executar o seu ato, o seu ato inaudito.
E pelo amor sublime de Deus, nós, os crentes, estaremos salvos para honra e glória de nosso Senhor Jesus Cristo, para juntos, morarmos com ele na mansão celestial como diz a Bíblia em João 14-2 e 3: Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for, e vos prepara lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também.
Desejo que o amor sublime de Deus penetre em nossos corações e que o Senhor Jesus Cristo nos abençoes e nos dê toda a sorte de bênçãos celestiais. Amém!
Recebam um abraço forte do
Ir. Luiz.  

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

USE A LÍNGUA COM SABEDORIA!

TEXTO DE TIAGO 3-5,6.
5 - Assim também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!
6 - Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chama pelo inferno.

Meus amados, a língua foi posta entre os demais membros e também com a utilidade que tem, talvez é um dos membros de maior valor em nosso corpo, Tiago (3-9) diz que pode servir de benção ou de maldição, Salomão diz em Eclesiastes 5 que não devemos consentir que a nossa boca faça pecar a nossa carne, e eu, vos digo: que tudo depende unicamente de como a usamos.
Não há dúvida de quantos males este pequeno órgão já realizou. Recentemente houve sérios problemas em uma determinada igreja, isto porque não souberam usar a língua.
Tiago diz no verso 6 que a língua é um fogo que destrói. Podemos observar quantos lares já foram desfeitos, quantas amizades já foram arruinadas, quantas igrejas já foram divididas, enfraquecidas, enfim, quanta dor, morte, tristezas e ódio já foi colocado entre irmãos, amigos e familiares, e isto não é um problema novo, é tão velho quanto o pecado, pois foi a língua que colocou o pecado no mundo, mas é um assunto que continua sempre atual e oportuno, pois do bom uso da língua depende, em grande parte, a felicidade do homem e o progresso do Reino de Deus aqui na terra, mas o seu estudo exige de cada um de nós grande humildade e reconhecimento de nossas próprias falhas, pois o nosso Bom Deus nos dotou de superioridade sobre os outros animais, nos dando o raciocícnio de transmitirmos através da fala, ou seja, da língua tudo aquilo que pode abençoar ou amaldiçoar como diz Tiago.
Hoje, em todos os lugares, este dom maravilhoso tem sido mal empregado, tem se falado coisas "sem pensar" e com isso acabamos por magoar e ferir pessoas que amamos e que nos amam e que estão hoje, de alguma forma, se afastando, seja da igreja, seja do trabalho ou até mesmo da nossa casa. Por isso pensemos bem cautelosamente, antes de expormos nosso falar a alguém.
Desejo que o Senhor Jesus Cristo coloque em nosso coração o conselho que deu em Mateus 5-37. Amém!
Recebam um abraço do
Ir. Luiz. 

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

QUANTAS VEZES VOCÊ JÁ SE ESCONDEU DE DEUS?

 ADÃO E EVA SE ESCONDERAM DE DEUS.
TEXTO DE GÉNESIS 3-7,8,9.
7 Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
8 Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.
9 E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?

Qauantas vezes fazemos a mesma coisa que Adão e Eva? Nos escondemos da presença de Deus, pecamos e não confessamos? A Bíblia diz que o sangue de Jesus é suficiente para nos purificar de todo o pecado, mas as vezes queremos ou até mesmo fazemos do nosso jeito, à nossa maneira, tentamos nos esconder com nossa própria vestimenta, ficamos nus e pensamos que estamos vestidos, encobertos do pecados, mas a Bíblia diz que os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os bons e os maus.
No verso sete diz: Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus , coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
Quantos tentam se cobrir com a religião, quantos alegam que vão a igreja, mas quando saem da igreja quem são? Quando niguém está olhando, quém é você? Quando está sozinho em casa, quais os livros, revistas, filmes, músicas que você lê, assiste e ouve? Como está o seu relacionamento na sua casa, no seu trabalho, com sua família?
No verso oito diz: Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.
Adão e Eva procuram as árvores para se esconder, nós muitas vezes, procuramos qualquer coisa, árvores, drogas, brigas, intrigas, fofocas, enfim, todos os meios e lugares para nos esconder da presença de Deus, mesmo Ele estando diariamente, a todo momento, dizendo: Eis que estou a porta e bato, nós o rejeitamos, isto porque andamos nos escondendo da presença de Deus.
Quando Deus perguntou: "Adão, onde você está?". Deus sabia onde ele estava. Deus é Oniciente, sabe todas as coisas. Porém, Deus queria, naquele momento, dar uma chance para que Adão e Eva saissem de detrás das árvores, que eles confessassem seus pecados e se apresentassem ao Senhor como filhos obedientes, mesmo tendo pecado.
No verso nove diz: E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?
Adão e Eva pensavam que se pondo detrás das árvores Deus não estaria vendo, muitas vezes este é o meio que utilizamos em nossa vida para tentar fugir da presença de Deus. Comedo de Deus, nos escondemos e com isso nos afastamos de sua misericórdia, de suas bençãos. Deus conhece todos os nossos pecados, não adianta nos escondermos, não adianta fingirmos que não pecamos, Deus sabe tudo o que fazemos e o que queremos e Ele só nos dá aquilo que merecemos.
Meu amigo, minha amiga, meu irmão, o Senhor quer que eu, você, nós, sejamos o mesmo onde quer que estejamos. quer que tenhamos um comportamento de cristãos, servos de Deus. ele quer estar em nossa casa, em nosso trabalho, quer andar conosco ao nosso lado, aonde formos. Deus não quer ser dispensado quando sairmos da igreja, ou formos passear, não, Deus não quer isso, não. Deus quer que quando entrarmos ou sairmos de qualquer lugar nós o convidemos dizendo: Senhor venha comigo, pois eu preciso de Ti, pois Tú és a razão do meu existir, da minha sobrevivência eu preciso de Ti para me dar o teu perdão e fazer parte da minha vida. 
Quantas pessoas perdem a vida nos finais de semanas, vítimas de tiro, armas brancas, drogas etc., tudo isso porque se recusam a aceitar a Cristo e se tornar uma nova criatura.
O meu mais profundo desejo é que Deus faça parte da sua vida e da sua família, e que o Senhor Jesus Cristo nos abençoe com o seu Santo Nome. Amém.
Um forte abraço do
Ir. Luiz. 

domingo, 19 de dezembro de 2010

DEUS VAI JULGAR OS PECADOS

Texto de Amós: 2.6-8.
A Palavra de Deus diz que devemos nos preparar para encontrarmos com ele, porque não sabemos o dia e nem à hora em que Cristo vai voltar. Amós diz que Deus vai castigar Israel. Amós fala de quatro pecados e os enumera:
Primeiro pecado injustiça: no verso seis está escrito: - Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Israel, e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro, e o necessitado por um par de sapatos. > A justiça não prevalecia em Israel. O justo era condenado e o ímpio era absolvido. Os juízes se vendiam e sentenciavam injustamente, e desta forma feriam o coração de Deus.
Segundo pecado falta de misericórdia: no verso sete está escrito: - Suspirando pelo pó da terra, sobre a cabeça dos pobres, pervertem o caminho dos mansos. >Israel foi orientado por Deus para ser uma nação justa, para não escravizar seus filhos, não menosprezar os pobres, foi orientado para ser uma nação justa. Mas não era isso que estava acontecendo. O pobre estava sendo massacrado, escravizados e os ricos estavam tomando as coisas dos pobres.
Terceiro pecado imoralidade: no verso sete está escrito: - E um homem e seu pai coabitam com a mesma jovem, e assim profanam o meu santo nome.  >Pense nisso: o filho e o pai coabitam com a mesma mulher, fazem sexo. Está na Bíblia. Não acontece apenas hoje, acontecia há milhares de anos. Um homem e seu filho possuíam a mesma mulher, e Deus se enoja disto, sente raiva e então resolve destruir a nação, condenar por causa desta imoralidade.
Quarto pecado idolatria: no verso oito está escrito: - E se deitam junto a qualquer altar, sobre roupas empenhadas, e na casa dos seus deuses bebem o vinho dos que tinham multado. > Adoravam deuses falsos e não ao Deus de Israel. Adoravam deuses que o Senhor havia dito que não adorassem. E quando se adora outros deuses e ídolos atrai maldição para sua vida. Em (Mt. 4.10) está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Esta é uma nação idolatra. Quem é a padroeira do Brasil?
Mas a Bíblia diz: (Sl. 33.12) feliz a nação cujo Deus é o Senhor. Feliz é a casa cujo Deus é o Senhor! Há um trono para Deus em sua casa?
Desejo que o Senhor nosso Deus nos abençôe e nos dê toda sorte de bençãos.
Abraços do Ir. Luiz.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Violência, Injustiça e Opressão. Até quando?

                                A INDIGNAÇÃO DO PROFETA HABACUQUE (1-2,3,4)
2 Até quando Senhor, clamarei eu, e tu não escutarás? ou gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?
3 Por que razão me fazes ver a iniqüidade, e a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há também contendas, e o litígio se suscita.
4 Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o perverso cerca o justo,  a justiça é torcida.

Na época do profeta Habacuque, a cidade de Jerusalém e a nação de Judá, estavam entregues a violência, a injustiça e a opressão. E o grande drama do profeta foi perguntar para Deus: Até quando Senhor, clamarei eu, e Tú não escutarás? Ou gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? E ele declara ainda: porque me mostras a iniqüidade e me fazes ver a opressão?
Então no texto podemos verificar que não existia apenas violência, mas injustiça e opressão.(Opressão é quando o forte domina o fraco e o fraco não tem como resistir. É quando o fraco, o pobre não tem vez e não tem voz. Ele é oprimido, achatado e esmagado por aquele que tem mais poder, ou seja, o forte).
Porém mais do que isso. Diz o texto: Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há contendas e o litígio se suscita.
Na época, estas situações de litigio e contendas eram levadas ao tribunal, e sempre o fraco saía perdendo. isto porque o poder judiciário, que tinha a incubencia de fazer cumprir as leis, de aplicar a justiça estava de mãos dadas com as forças de opressão, a ponto de o profeta dizer o seguinte: Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta porque o perverso cerca o justo, a justiça é torcida, e nisto pode se observar que não é a justiça que é torta, mas ela é torcida, desta forma não se podia confiar na justiça. E nos nossos dias não é diferente, muitos tem seus direitos de justiça torcidos e acabam por pagar por um erro que não cometeram ou quando erraram não tiveram a oprotunidade de se repararem com justiça. porém para nós crentes o apostolo Paulo diz em sua carta que em Cristo não somos vencedores, MAS QUE SOMOS MAIS DO QUE VENCEDORES! Amém!
Que a Graça e a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo ilumine nossos caminhos.
Abraços do Ir. Luiz.